* Texto com contribuição do BOPE
O 1º sargento Eurípedes Ferreira de Sá foi homenageado em cerimônia de transferência para a Reserva Remunerada realizada no pátio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), na manhã desta sexta-feira (10).
Sob o comando do tenente coronel Carlos Melo, a tropa reunida prestou homenagens ao veterano, que se despede da Corporação após mais de 30 anos de serviços prestados à população brasiliense.
O sargento Eurípedes Sá ingressou na PMDF no ano de 1991, realizando seu curso de formação de soldado (CFSd) na antiga CPChoque. Desde então, não serviu em outra unidade. E por essa peculiaridade, recebeu das mãos do Comandante do BOPE, o certificado de “Caveira de Diamante”, por mais de 30 anos de bons serviços prestados. Segundo o TC Carlos Melo, “o certificado servirá para agraciar aqueles policiais que passarem determinado período no BOPE”.
O Comandante do Comando de Policiamento de Missões Especiais, coronel Flávio Luís, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo sargento e ressaltou a relevância de manter o elevado grau de comprometimento até os últimos dias da carreira policial militar.
Ao redor do símbolo do Batalhão, o 1º sargento Manoel enalteceu o amor e a dedicação daqueles que escolheram o BOPE como sua segunda casa. E passou para as mãos do amigo a flâmula do BOPE, a qual o policial ostentou em diversas paradas militares e formaturas. Em seguida, o sargento Eurípedes Sá entoou emocionado a Oração das Forças Especiais.
O homenageado era conhecido por ser o “Porta-símbolo” oficial do BOPE. Ao longo dos mais de 30 anos de serviço, empenhou esta função por inúmeras vezes, sendo a última participação no Aniversário de 213 Anos da PMDF, ocorrido na Academia de Polícia Militar de Brasília.
Por fim, o comandante do BOPE conduziu o homenageado por um corredor composto pelos policiais da unidade, que prestaram a última continência. O Veterano foi recebido com abraços pelos familiares, após a homenagem. “Por todo o trabalho, dedicação e simplicidade retornamos com alegria o nosso 1º sargento Eurípedes Sá para o seio de sua família”, completou o tenente coronel Carlos Melo.