Fotos: Comunicação Social PMDF
Sob o lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Semana Nacional do Trânsito 2021, que será realizada entre os dias 18 a 25 de setembro, tem como objetivo a preservação de vidas no trânsito por meio de ações de conscientização voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito.
Nesse contexto, a Polícia Militar do Distrito Federal tem contribuído para o sucesso dessas ações através de operações tanto de prevenção quanto educativas. Fiscalizações de alcoolemia, transporte irregular de passageiros, uso inadequado do celular na direção, o não uso do cinto de segurança, dentre outras, são exemplos de operações realizadas na fiscalização de trânsito pela PMDF.
A corporação desenvolve ações de prevenção e educação de trânsito no âmbito escolar, especificamente através do Grupo de Prevenção e Educação para o Trânsito (GPET), grupo composto pelo Teatro Rodovia e pelo Programa Guardiões do Trânsito, que tem como objetivo levar para as crianças o conhecimento do trânsito de forma lúdica e didática. O resultado dessas ações são cidadãos cada vez mais conscientes desde o início de suas vidas em sociedade.
Não obstante, a PMDF desenvolve ainda ações de apoio a eventos abertos ao público, tais como competições de rua, corridas diurnas e noturnas, caminhadas, etc, além de manifestações populares e outros eventos de grande vulto, todos esses contextos envolvidos no âmbito do trânsito.
Dados demonstram que o número de mortes no trânsito do Distrito Federal diminuiu expressivamente nos últimos anos. Em termos de comparação, em 2014 ocorreram 406 mortes no trânsito no DF. Já em 2020, esse número caiu para 177 mortes. Ainda não é o ideal, porém a redução já demonstra a eficácia da atuação da PMDF nesse âmbito.
“A tendência seria aumentar o número de óbitos uma vez que temos mais veículos circulando. Porém, as ações de trânsito, principalmente preventivas, têm contribuído para a redução de acidentes”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), coronel Flávio Luiz.
Convidado pelo Detran, o CPTran vai expor no Museu da República todo o material empregado pela PMDF para dar segurança e fluidez no trânsito do Distrito Federal, como motocicletas, viaturas e equipamentos de proteção e fiscalização. O estande ficará aberto a visitação enquanto durar a Semana Nacional do Trânsito.
Nosso objetivo é reduzir cada vez mais o número de mortes provocadas no trânsito, de modo que a segurança e a preservação da vida sejam garantias absolutas a todos os cidadãos que compõem o trânsito.
Em busca deste objetivo, a Polícia Militar, somente este ano, notificou 11.569 condutores sob influência de álcool, 45.872 motoristas pelo uso de celular na direção do veículo, 29.072 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança, 6.113 pessoas foram notificadas por não possuir Carteira Nacional de Habilitação e 1.628 motoristas foram abordados e notificados por realizarem transporte irregular de passageiros. Com esse trabalho cotidiano, realizado pela PMDF, os índices de morte no trânsito no Distrito Federal chega a uma redução de 55% se comparado aos últimos anos.
Edição: Sargento Fabio Evangelista / CCS/PMDF