Nesta quinta-feira, 12/12/2024, a tese “Crime e medo: desenvolvimento de um modelo multi-método de Prevenção Criminal pelo Design Ambiental (CPTED) para espaços públicos urbanos e rurais”, de autoria do Tenente-coronel Isângelo Senna (PMDF), recebeu o prêmio de melhor tese do biênio 2022/2023, do Departamento de Psicologia Social do Trabalhos e das Organizações da UnB.
Na esteira desse trabalho de pesquisa aplicada, iniciado em 2015 na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Brasília se tornou pioneira na utilização das estratégias de Prevenção de Crimes por meio do Design Ambiental (CPTED) – traduzido do inglês Crime Prevention Through Environmental Design. Entra as estratégias da CPTED estão a vigilância natural, o cuidado para com as áreas urbanas e rurais e o fomento da aproprição dos espaços públicos por comportamentos pró-sociais. Tudo isso tem comprovadamente contribuído mundo afora para a redução de eventos criminais e da sensação de insegurança (medo do crime) em zonas urbanas e rurais.
A CPTED, em uma perspectiva de políticas públicas transvesais baseadas em evidências, compõe o repertório de iniciativas de diferentes eixos do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). No eixo Cidade Mais Segura, o modelo subsidia ações do DF Livre de Carcaças e intervenções como as realizadas no entorno da Catedral Metropolitana neste ano. No Eixo Campo Mais Seguro, a CPTED traz aportes para o Programa Guardião Rural. Já no Eixo Escola Mais Segura, as escolas públicas e privadas do DF têm recebido avaliações diagnósticas por meio do Inventário CPTED constante da tese premiada.
Todo o conjunto de ações derivados da tese, por meio do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, tem permitido que a Segurança Pública do DF cumpra diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Assim, são criadas condições reais de segurança pessoal e patrimonial, a redução da sensação de insegurança (medo do crime) e a promoção da tranquilidade e do bem-estar da comunidade do DF (ODS 3). Também há a promoção do engajamento comunitário e a formação de parcerias entre as mais variadas instituições, organizações e agências do DF para a solução dos problemas de segurança pública e com impacto na segurança pública (ODS 16 e 17)
Para além dos impactos positivos para a segurança, o resultado dessas ações fomentam o fortalecimento da economia no âmbito local, gerando postos de trabalho decentes e o crescimento econômico, mesmo em comunidades carentes (ODS 8). Consequentemente, tem-se um ciclo virtuoso de redução de desigualdades sociais e econômicas (ODS 10), a geração de cidades e comunidades mais sustentáveis e resilientes (ODS 11).
Fonte: PMDF