Aconteceu hoje (04) o último bandeirão do ano. Bandeirão é o nome carinhoso dada a cerimônia de troca da bandeira nacional hasteada continuamente na Praça dos Três Poderes desde 1972.
Esta troca estava sob o comando da Marinha do Brasil e contou com a presença das autoridades de diversas forças. A PMDF foi representada pelo seu Chefe do Estado Maior Coronel Bilmar Angelis.


Depois de algum tempo com a esplanada interditada, foi aberto para a população que se fez presente com pessoas de diversos seguimentos. A cerimônia correu em clima de paz e civismo, com todos entoando o Hino Nacional e o Hino da Bandeira.
A troca foi realizada com o hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional e com salva de tiros de canhão.
Ao término o público assistiu a um desfile da Guarda de Honra e a uma apresentação de músicas populares tocadas pela Banda Marcial de Fuzileiros Navais.

Troca da bandeira
As mudanças de bandeira ocorrem no primeiro domingo de cada mês. Desta vez a cerimônia foi conduzida pela Marinha. A bandeira é hasteada ao som do hino e uma salva de tiros de canhão. Após atingir o topo do mastro de 100 metros de altura, o velho lábaro é baixado ao som do hino da Bandeira.
A bandeira mede 286 metros quadrados e pesa mais de 90 quilos. As substituições são feitas mensalmente devido ao desgaste do sol e do vento. Após a substituição, será retirado da Praça dos Três Poderes e mantido para queima no Dia da Bandeira.
O mastro porta-bandeira é composto por 24 mastros metálicos erguidos como símbolo do diálogo e da reconciliação entre os entes da Federação e os três poderes da República. Ao pé do poste está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.
O comando da cerimônia de troca da bandeira é alternado entre Marinha, Exército, Aeronáutica e Policias e Bombeiros Militares do Distrito Federal.