O 13º Batalhão da Polícia Militar foi criado em 12 de dezembro de 1994 sendo a Organização Policial Militar responsável pelo policiamento ostensivo, preventivo e repressivo da região Noroeste da capital goiana.
A Região concentra mais 126 bairros da capital goiana e em sua maioria consiste em setores grandes, periféricos, pobres e densamente povoados.
Conduzido pelas diretrizes do Plano Estratégico emanado do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás e por meio da coordenação do Comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar, o 13º Batalhão alcançou expressiva redução dos índices de criminalidade no primeiro trimestre de 2020.
Houve redução dos crimes contra o patrimônio, como roubo e furto à pessoa, à comércio, à residência e de veículos. Houve também relevante diminuição nos crimes de homicídio e estupro. Isso foi possível graças à abnegada dedicação da tropa do 13º Batalhão ao serviço e às ações integradas das forças policiais tanto do Comando do Policiamento da Capital (Rotam, Giro, Escolar, Recobrimento, CPC/2), quanto do Comando de Missões Especiais -CME.
Baseado em um comparativo anual de períodos correspondentes de 2019 e 2020 e especificando os números, a prática de homicídio na área da referida unidade caiu em 60% e estupro teve redução de praticamente 100%. Os números são realmente muito expressivos.
Aliada à essa aglutinação de forças, há a comunicação entre o sistema de informação da Polícia Militar e o da Polícia Civil, havendo constante troca de dados que favorecem as ações cooperativas entre as duas instituições em favor do combate ao crime. Abordagens a pessoas e veículos, apreensões de veículos irregulares, prisões em flagrante e operações direcionadas contra o tráfico conseguiram desarticular inúmeras organizações criminosas, em especial, ações de membros de facções criminosas o que culminou na diminuição das manchas criminais na região.
Com esse cenário de colaboração o 13º BPM, braço forte da região Noroeste, colhe frutos positivos não só pela redução dos principais índices de criminalidade, mas sobretudo se aproxima da comunidade de bem, proporcionando um policiamento pautado pela legalidade e moralidade.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos.
Fonte: 13º BPM