Ano de 2003.
A Polícia Militar de Goiás iniciava uma desafiadora gestão. Surgia o Procedimento Operacional Padrão, ferramenta norteadora da ação policial militar, em qualquer circunstância operacional e em que lugar fosse do Estado de Goiás.
41 oficiais e praças da Corporação foram convocados e nomeados como técnicos responsáveis pela discussão e apresentação de 39 processos e uma série de procedimentos específicos, em busca do tecnicismo e profissionalismo.
Hoje, qualquer intervenção policial militar baseia-se numa linha procedimental de controle e atuação efetiva, com foco em ações padronizadas em princípios de segurança, uso da força necessária e plena legalidade.
O objetivo é a busca dos melhores e acertados resultados. Reverência e honra seja destinada a todos aqueles que ombrearam tal missão.
Enaltecendo aqui os policiais militares técnicos do POP naquela primeira edição, destaco o então 1° Tenente Castilho, oficial visionário que naquela época já enxergava os dias atuais. Naquele capítulo da história desta instituição Anhanguera, soube-se alavancar o desbravamento de tal caminho.
Agradeço o hoje coronel Castilho por ter me inserido no contexto de cumprimento daquela missão, enquanto este Oficial exercia o posto de Capitão da Polícia Militar e exercia a função de Subcmt de ROTAM.
Texto: Coronel André – Subcomandante Geral da PMGO