No último domingo (20), uma equipe da 1° CIA do Batalhão da Policia Militar Ambiental, deslocou até a zona rural município de Iporá-GO, para averiguar denúncia de crime ambiental.
No local, a equipe abordou um indivíduo e operadores de máquinas em uma área de regeneração natural de Cerrado.
Após vistoria técnica e incursões por toda propriedade, e equipe constatou: cerca de 70 alqueires de área cuja vegetação de Cerrado foi totalmente suprimida de forma ilegal; Área de APP desmatada; erosão e lixiviação do solo, causando assoreamento de córregos; centenas de árvores nativas derrubadas de forma criminosa, dentre elas, espécies protegidas.
O desmatamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar. É considerado um dos maiores problemas ambientais da atualidade, colocando em risco todo o equilíbrio biológico do planeta, agravamento a questão das mudanças climáticas, provoca o assoreamento rios, lagos, etc.
Diante dos fatos, observado os termos da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/1998, como o proprietário não possuía autorização específica do órgão ambiental competente para respectiva atividade, foi cessada a agressão e lavrado o TCO com fulcro no Art. 48, que prevê pena detenção, de seis meses a um ano, e multa, além de medidas administrativas que serão tomadas pelos órgãos ambientais competentes.
Polícia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!
Fonte: COC