Homenagens e reconhecimento aos bons serviços prestados marcaram a programação de despedida do coronel Gilberto Fontenele Barcelos que passa para reserva remunerada após mais de 30 anos de efetivo serviço na corporação.

O evento aconteceu na manhã de segunda-feira, 10, na área externa da Diretoria de Apoio Logístico – DAL, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, e contou com a presença do comandante geral da corporação, coronel Pedro Ribeiro, do subcomandante geral da PM, coronel Nilson Marques, do coronel Jorge Luongo, diretor do CIOPS,  de oficiais e praças da PM, além de funcionários civis e convidados.

Também participaram da formatura, a esposa do coronel Barcelos, Rogilda Barcelos, e seus dois filhos, Bruno e Gabriel.

O coronel Barcelos foi homenageado com a entrega de uma placa e um bouquet de flores como forma de reconhecimento e agradecimento aos serviços prestados. Policiais Militares, funcionários civis e familiares fizeram homenagens com discursos destacando as qualidades e contribuição do coronel.

Para o coronel da Reserva Remunerada Raimundo Sá, o momento em que o PM entra para a reserva deve ser valorizado por todos e o coronel Barcelos deixa um grande legado. “A palavra que destaco é honra. Honra de servir a briosa PMMA , e essa marca você deixa por meio de grandes exemplos e legado. O PM da reserva deve ser tratado com respeito e esses momentos deverão ser valorizados na instituição”, declarou.

O coronel Pedro Ribeiro, comandante geral da PM, agradeceu ao coronel Barcelos pelos serviços prestados à Polícia Militar do Maranhão e à sociedade maranhense, destacando as qualidades deixadas em sua gestão como conhecimento e competência.

“Um oficial que construiu sua história alicerçada em princípios elementares como responsabilidade, honradez e competência. Em sua gestão agregou conhecimentos não somente na área de logística de materiais e equipamentos, mas conhecimento em diversas áreas que sedimentaram sua carreira”, frisou.

O coronel Barcelos agradeceu as homenagens que recebeu e fez um breve histórico de sua trajetória na corporação, lembrando de sua formação no Exército Brasileiro até ingressar na PMMA em 1992. Enfatizou a dedicação e compromisso da equipe da DAL, diretoria de apoio logístico, que contribui para o êxito de suas missões.

“No Exército recebi importantes conhecimentos que deram base para minha formação. Tanto nas unidades operacionais e unidades administrativas que trabalhei, dediquei-me com excelência, sempre cumprindo minha missão constitucional e de respeito aos subordinados. Minha gratidão vai a Deus, minha esposa e filhos”, concluiu emocionado.

No encerramento aconteceu o desfile da tropa em continência ao homenageado e a emocionante despedida em que o coronel Barcelos passa em um corredor formado pelos policiais que são cumprimentados individualmente.