O Centro Tático Aéreo (CTA) realizou nesta sexta-feira (5), o encerramento do 13° Curso de Operações Aerotáticas (COA) que é referência nacional em treinamentos e habilita profissionais do Sistema de Segurança Pública do Maranhão e de outros Estados a exercerem a função de operador aerotático. O 13º COA foi coordenado pelo major PM Onildo Sampaio.

O curso teve 240 policiais inscritos, que passaram por várias fases incluindo exames médicos, testes físicos, testes de tiro e psicotécnicos para posteriormente  iniciarem a fase de instrução. Após três meses de curso, apenas 23 alunos concluíram o curso.

Participaram profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. Além do Maranhão, integrantes das forças de segurança  dos Estados do Piauí, Goiás, Paraíba, Amazonas e Distrito Federal.

Participaram da solenidade o secretário de Estado da segurança pública, Jefferson Portela, o secretário de Estado da Justiça do Piauí, Carlos Edilson Barbosa, o comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Sérgio Rendeiro, o subchefe do Estado Maior da PMMA e piloto do CTA, coronel Nilson Ferreira, a comandante de Segurança Comunitária, Coronel Augusta Ribeiro, o diretor do CTA, coronel Luiz Magno, além de representantes das Forças Armadas, delegados e agentes da Polícia Federal e Polícia Civil.

Houve momento de aposição dos brevês do curso nos formandos, premiação dos primeiros colocados e homenagens a equipe de instrutores e autoridades, parceiros que contribuíram para realização do curso.

Os alunos tiveram instruções teóricas e práticas de técnicas aeronáuticas, de acordo com regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e na parte operacional, o curso seguiu o padrão nacional previsto nos cursos de operações táticas especiais

Em vários ambientes os alunos foram submetidos a  intensos testes físicos, incluindo práticas de combate aéreo, tiro embarcado, combate a incêndio, mergulho, operações helitransportadas, sobrevivência, táticas de combate, operações em ambientes de difícil acesso, busca e salvamento.

Os 23 novos falcões, designação recebida após a conclusão do curso de operadores táticos aéreos, reforçarão as forças de segurança de seus Estados. Os policiais militares do Maranhão serão empregados nas unidades do CTA em São Luis, Imperatriz e Presidente Dutra, sendo acionados para atender ocorrências em todos municípios maranhenses.

M