O Batalhão de Polícia Ambiental – BPA – promoveu na manhã desta quarta-feira (29), solenidade de final de ano por meio de uma formatura em que policiais militares e autoridades foram homenageadas, além da apresentação da produtividade de 2021.

Na programação aconteceram homenagens aos policiais do BPA falecidos, momento de grande emoção do público presente e amigos dos militares que faleceram.
Familiares do sargento Moisaniel Amorim, que faleceu em outubro deste ano, receberam uma placa em homenagem ao militar.

Houve também homenagem aos aniversariantes, aos militares destaques do ano em produtividade, entrega de certificados de conclusão de cursos e de “amigo dos guardiões do meio ambiente”. Ao final do evento, militares e autoridades receberam placas de “amigos do BPA”.

Estiveram presentes o comandante do BPA, tenente-coronel Bayma do Lago, o Juiz de Direito da 2ª Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça, o tenente-coronel Joanilson Gusmão, comandante do BPRv, oficiais e praças da unidade.

Durante a apresentação da produtividade do ano, o tenente-coronel Bayma do Lago, destacou as operações e ações do BPA com órgãos de esfera estadual e federal. Ele apresentou os resultados como apreensões, flagrantes e autuações. Durante o ano foram apreendidas 35 armas de fogo e 49 animais silvestres foram resgatados.

O comandante reforçou a importância da parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio,  Polícia Federal, Incra e Funai.

A Unidade também desenvolve projetos sociais como a Brigada Voluntária Ambiental – BVA –  que trabalha a sensibilização ambiental junto às crianças de comunidades próximas ao Batalhão e projeto Reciclável.

Saiba mais

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), tem como atribuição fundamental, fiscalizar e implementar a política estadual para preservação ambiental, tendo como foco a fiscalização dos recursos ambientais, a proteção dos ecossistemas, a proteção dos bens e direitos de valores artísticos, estéticos, turísticos, paisagísticos e outros de interesse difuso, desenvolvendo atividades educativas e responsabilizando aqueles que direta e indiretamente degradam o meio ambiente

O BPA tem como objetivo principal desempenhar atividades preventivas, socioeducativas e de fiscalização, buscando o envolvimento dos setores públicos; privado e sociedade civil, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.