Na manhã desta sexta-feira (20), o Maranhão realizou o lançamento, no Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, da “Operação Maria da Penha” lançada pelo Ministério da Justiça na quarta-feira (18) com objetivo enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas.
A operação conta com o envolvimento das Polícias Civis e Militares dos 26 Estados e do Distrito Federal.
A operação também deve intensificar o acompanhamento de decisões judiciais de medidas protetivas, que visam proteger as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de realizar outras ações preventivas e repressivas.
O lançamento da Operação Maria da Penha foi presidida pelo secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela. Estiveram presentes no evento, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, a Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, Delegada Kazumi Tanaka; a Delegada do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura, a comandante de Segurança Comunitária e da Patrulha Maria da Penha, coronel Augusta Andrade, o superintendente de Polícia Civil da Capital, Delegado Carlos Alessandro, do Diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), tenente-coronel Wallace, entre outras autoridades.
A Operação que Integrada as Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, CIOPS, Corpo de Bombeiro), ocorrerá no período de 20 de agosto a 20 de setembro.
Em sua fala, o Secretário Jefferson Portela destacou a importância da ação.
“Esse ato é de suma importância para que as mulheres do nosso Estado saibam que o Sistema de Segurança Pública, aí incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Perícia, estão integrados e agindo diariamente para dar toda a assistência que essas mulheres”, afirmou.
A coronel Augusta Andrade enfatizou a importância da ação no combate à violência contra a mulher “A ação dá uma maior efetividade nos atendimentos de ocorrência de violência doméstica e fortalece a rede de proteção por meio do 190 e do policiamento especializado das viaturas da Patrulha Maria da Penha”, finalizou.