A PMMA desencadeou mais uma grande ação de enfrentamento da criminalidade no interior do Maranhão com objetivo de combater roubo a instituições financeiras, na modalidade “novo cangaço” no período de grande movimentação financeira nos bancos.

A modalidade de crime “novo cangaço” ficou conhecida como os ataques promovidos por grupos criminosos que invadem municípios no Nordeste para assaltar bancos e carros-fortes, muitas vezes tomando conta do local.

Segundo o comandante do CPA I-2, coronel Ribeiro, a Operação Cerco Total aconteceu nas cidades que integram o Comando de Área de Policiamento 2 – CPA I-2, onde estão os Batalhões das cidades de Barra do Corda, Presidente Dutra, Colinas e Grajau.

Com a aproximação do pagamento dos funcionários públicos estaduais, o policiamento é intensificado com intuito de evitar ações de quadrilhas especializadas nessa modalidade de crimes, promovendo assim a sensação de segurança aos que estão dentro do círculo protetor promovido pelas equipes de policiais militares do CPA I-2.

A operação Cerco Total que acontece também em outras cidades do Estado, mobiliza grande efetivo policial e equipamentos de segurança como viaturas e motocicletas. São realizadas barreiras policiais nos pontos previamente levantados por meio de análise sobre os pontos de risco.