A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Comando de Segurança Comunitária – Patrulha Maria da Penha – realizou na manhã de domingo (6), uma ação educativa em alusão ao Dia do Laço Branco. O evento aconteceu simultaneamente nas cidades de São Luís e Timon (MA).  Em São Luís, a ação aconteceu nas proximidades do parquinho da Avenida Litorânea e em Timon, na Avenida Piauí. Na ocasião, ocorreram uma panfletagem com o objetivo de orientar, sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

A Campanha surgiu a partir de um triste episódio ocorrido no dia 06 de dezembro de 1989, quando o jovem Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala aula da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá e assassinou 14 mulheres à queima roupa, e, em seguida, se suicidou.

Durante o episódio, ele havia ordenado que os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres e gritou: “Vocês são todas feministas!”.

Na época, Marc Lepine deixou uma carta afirmando que fez aquilo por não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino

O crime mobilizou a opinião pública do país. Assim, um grupo de homens no Canadá que repudiam a violência contra as mulheres elegeram o “Laço Branco” como símbolo da luta contra esta violência e adotaram como tema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco, no dia 06 de dezembro: “Homens pelo fim da violência contra a Mulher”. A Campanha já foi implantada em diferentes países. No Brasil, o lançamento oficial foi realizado em 2001.

Em sua quarta edição, a blitz educativa em alusão ao dia do Laço Branco, promovida pela Polícia Militar do Maranhão, é uma ação de conscientização em prol do Dia Nacional de Mobilização dos homens.