Policiais Militares do Comandando de Missões Especiais – CME concluíram na manhã desta sexta-feira (02), o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público” (ETSP), ministrado pela Marinha do Brasil.
A solenidade aconteceu na sede do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, localizado no Sítio Santa Eulália, Jaracaty, em são Luis.
Participaram do evento o suboficial Zeuben de Carvalho, que representou o capitão dos Portos do Maranhão, capitão de Mar e Guerra Alexandre Januário. Também estiveram presentes o tenente-coronel Soares Júnior, comandante do 1º RPMont, representando o coronel Mário Cutrim, comandante do CME; o major Eduardo Albuquerque, comandante do Batalhão de Motopatrulhamento Tático – BMT; o major Rawlinson Figueiredo, aluno mais antigo do curso; o capitão Nasser Segundo, comandante do BOPE; além de militares da Marinha e familiares dos formandos.
O curso tem objetivo de capacitar o aluno para tripular embarcações ou conduzir pequenas embarcações de até 6m de comprimento de órgãos públicos extra-Marinha do Brasil (MB), empregadas na navegação interior.
Como parte da programação houve entrega de certificados aos policiais militares concludentes e, também, o CME fez a entrega de certificados aos militares da Marinha que integraram a equipe de instrutores.
O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público aconteceu no período de quinze dias em São Luis, com aulas teóricas na Base do BOPE e aulas práticas na Ponta da Espera e na Academia do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro do São Raimundo.
Nas aulas teóricas os alunos utilizaram ferramentas de recursos instrucionais e modelos de simuladores. Já as aulas práticas foram abordados conteúdos de segurança pessoal e de navegação.
No total participaram trinta policiais militares entre integrantes do BOPE, do Comando de Policiamento Especializado – CPE e de outras unidades.
O comandante do CME, coronel Mário Cutrim, destacou a importância da qualificação dos policiais que concluíram o curso e falou, também, da criação da Companhia de Policiamento Náutico.
“O curso representa mais um importante investimento na qualidade do serviço prestado pela PMMA. Os policiais militares que concluíram o curso integrarão a Companhia de Policiamento Náutico que será criada”, frisou o comandante.a