O aniversário de 50 anos do 3º Batalhão foi celebrado com várias homenagens, nessa quinta-feira (26), durante solenidade na cidade de Patos. O evento contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, que condecorou mais de 80 policiais que atuam no sertão da Paraíba.
Entre os policiais homenageados perante todo o público presente, estiveram os que agiram, na cidade de Santa Cruz, contra os suspeitos de atacar um carro-forte, na cidade de Pombal; e os que atuaram contra um líder de organização criminosa, na cidade de São Bento. Nos dois casos, os acusados morreram após tentaram contra a vida dos policiais militares.
A solenidade contou com a participação de militares veteranos que ajudaram a construir a história do 3º BPM. Eles foram saudados e enaltecidos nos discursos do comandante da unidade, tenente-coronel Esaú, do comandante do CPR-II, coronel Campos, e do comandante-geral, coronel Sérgio Fonseca.
O 3º Batalhão de Polícia Militar, que tem sede em Patos, é conhecido como o guardião do sertão, já que no passado foi responsável por toda a área do sertão. A unidade tem abrangência em várias cidades que fazem fronteira com os Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.