A Brigada Militar no Litoral Norte avalia que foi tranquila a movimentação no domingo de eleição. Conforme o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Marcel Vieira Nery, o processo eleitoral aconteceu de maneira ordeira. De Mostardas a Torres, incluindo Santo Antônio da Patrulha, Rolante e Riozinho, que estão na área do CRPO Litoral, foi realizado patrulhamento ostensivo e prestado apoio à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público, por meio de guarnições do 8º BPM e 2º BPAT, com reforço dos alunos-soldados da Esfes/Osório.
“O entrelaçamento entre os agentes de segurança pública e os órgãos envolvidos no processo eleitoral evitou lacunas no trabalho de um e outro e o resultado, de maneira geral, foi a tranquilidade para todos exercerem o seu direito democrático de votar”, afirmou o coronel Marcel. O comandante do CRPO Litoral também destacou que “a Inteligência policial atuou e focos potenciais de perturbação foram preventivamente dissuadidos.”
No período do deslocamento dos eleitores às urnas, entre 7h e 17h, em toda a região, a maioria das ocorrências diretamente ligadas ao pleito foi de recolhimento de propaganda eleitoral irregular nas ruas, de abordagem por condução de eleitores em veículos particulares e dispersão em pontos chamados de “boca de urna”.
No início da tarde, em Tramandaí, em uma escola com diversas seções eleitorais no bairro Tiroleza, a Brigada Militar foi chamada porque havia aglomeração de pessoas e boca de urna. Devido ao tumulto, os policiais militares necessitaram empregar a técnica de uso moderado da força para dispersar a multidão.
Em Imbé, na madrugada, ainda antes da abertura das urnas, ocorreu assalto à residência de um candidato a vereador. Dois homens chegaram à casa do vereador ,que concorreu à reeleição, e solicitaram determinada quantia em dinheiro, mas saíram levando somente o que o político dispunha na carteira e roubaram um celular. Eles fizeram disparos de arma de fogo para o chão e um tiro atingiu uma pessoa que estava na casa, sendo levada para atendimento médico e, segundo informações, não corria riscos.
A Brigada Militar segue prestando segurança nas ruas do Litoral Norte, para manter a ordem pública e prevenir distúrbios durante a apuração dos votos e nas comemorações dos resultados em todos os municípios.