Reforço no policiamento ostensivo e especializado: durante transmissão ao vivo, na manhã desta quarta-feira (23), o Governo do Estado anunciou as novas medidas estratégicas para a segurança pública envolvendo a Brigada Militar.

    Participaram do anúncio o Governador Eduardo Leite, o Vice-governador, O Secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Deputado Frederico Antunes, o Comandante-geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon, o Subcomandante-geral, Coronel Vanius Cesar Santarosa e a Chefe do Estado Maior da BM, Coronel Cristine Rasbold.

   Além do complemento de efetivo dos municípios em geral, os 860 novos policiais militares contribuirão com a previsão de reforço para as 23 cidades integrantes do Programa RS Seguro, para completar o efetivo nos municípios onde deveriam haver no mínimo 5 Militares Estaduais e para os Comandos Ambiental e Rodoviário. Esta distribuição possibilitará a viabilidade de relotação de Militares Estaduais mais antigos para cidades onde poderiam ser destinados novos policiais.

   As medidas em prol da segurança se estendem, ainda, à criação do 6ºBatalhão de Polícia de Choque e do Comando de Policiamento de Choque. A sede do 6ºBPChq será em Uruguaiana, mas as ações contemplarão todos os municípios da região. A criação desta unidade especializada visa fortalecer uma área de fronteira que é vital para o combate da entrada de armas e drogas e de crimes transfronteiriços no território gaúcho.

    Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 5 Batalhões de Choque: localizados em Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas. A criação do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) vai unificar e padronizar todos as unidades de Choque e possibilitará fortalecimento de todo o sistema operacional de pronta resposta e repressão qualificada ao crime organizado e também no apoio e reforço a todas as unidades de policiamento ostensivo ou especializado.

    O Governador Eduardo Leite enfatizou que as estratégias do programa RS Seguro têm resultado em uma redução significativa dos índices de criminalidade no Estado. “Não se trata apenas de repor efetivo, mas de fazer essa distribuição de forma planejada, o que nos viabiliza a criação de novos Batalhões de Choque. Uma estratégia inteligente e acertada para termos forças de pronto emprego distribuídas regionalmente pelo Estado”. Destacou.

    O Secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, destacou a efetividade da cobertura geográfica dos Batalhões de Choque no Estado. “Com essa estratégia nós teremos força de pronto emprego que poderá chegar em qualquer lugar do Estado do Rio Grande do Sul”. Enfatizou.

   De acordo com o Comandante-Geral da BM, Coronel Mohr, a criação do CPChoque é uma inovação na instituição e visa otimizar a administração dos batalhões. “Este é um projeto piloto na instituição, visamos reduzir e centralizar as administrações a nível de Comandos Regionais, uma estratégia para melhor controle de efetivo”. Explicou.