Na data que se comemora o Dia do Inativo da Brigada Militar (BM), 12 de novembro, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO-Sul) prestou uma justa homenagem a alguns policiais militares da reserva e reformados, representando o respeito e o apreço a todos os inativos que durante a maior parte de suas vidas envergaram e honraram a farda da BM na região de ação do CRPO-Sul, garantindo a segurança da sociedade.
A música, em sua essência e em uma linguagem universal, interpretada pelos valorosos policiais da Banda de Música do CRPO/Sul foi a forma escolhida e deu o tom para surpreender e emocionar os colegas inativos que, junto com suas famílias, demonstraram o sentimento de gratidão e a alegria de terem sido lembrados pelos seus irmãos de farda e pelo Comando Regional nesta data.
Ao som da canção da Brigada Militar, a Banda de Música, regida pelo 1º tenente Wilson Xavier e a responsável pelo setor de comunicação social do CRPO-Sul, soldado Taiara Cabreira, visitaram quatro residências de militares inativos. O encontro foi de muita emoção.
A Banda de Música surpreendeu a todos chegando pelas ruas próximas às casas dos policiais com seus instrumentos de sopro e percussão e com uma alegria que transcende o habitual foi recebida pelos veteranos e suas famílias.
Moradores dos bairros visitados foram ouvir o que estava acontecendo e, de suas casas, abrindo portas e janelas também demonstraram a admiração e o respeito por aqueles seus vizinhos brigadianos e pelos músicos da Banda do CRPO-Sul, aplaudindo-os.
Em cada casa que chegavam, eram relatadas muitas histórias em um tom que mesclava saudade e a cumplicidade pelos colegas aposentados e os da ativa.
A primeira visita foi ao subtenente reformado Adão Gonçalves, que está na reserva há 30 anos., Em seguida, os músicos foram até a casa do tenente Jonas Ienczak, que foi mestre da Banda de Música e estava acompanhado do seu irmão Carlos, que também é militar da BM aposentado. Na sequência, no bairro Arco Íris, o tenente Miguel de Bairros, atual vice-presidente da Associação de Inativos da Brigada Militar de Pelotas (AIBM-Pel) foi visitado. Por fim o Tenente Everton Ribeiro foi surpreendido com a chegada do grupo de policiais músicos. Com ele, também foram homenageados, os também moradores do bairro Arco Iris, tenentes Luis Mar Gonçalves de Carvalho e Vagner Morales Machado, além do soldado reformado Andenildo Domingues Victoria.
Para o comandante do CRPO-Sul, coronel Eduardo dos Santos Perachi, tal iniciativa se deu como uma forma de reconhecimento a todos inativos que construíram a Brigada Militar.
O Dia do Inativo foi instituído em 12 de novembro de 1981, proposto pelo tenente-coronel Alfeu Rodrigues Moreira e aprovado pelo então comandante-geral, coronel Milton Weyrich, com o objetivo de homenagear aqueles que integraram a BM.
A partir de 2002, a data ganhou um novo significado com o surgimento do Batalhão da Reserva Altiva, cujo principal objetivo é valorizar os policiais militares que contribuíram com a história da Corporação, um dos pilares da BM, ao lado da hierarquia e da disciplina.