O Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre está inovando nas atividades extracurriculares em 2022. A escola se organiza para ofertar a horticultura, no turno inverso das atividades em sala de aula. A meta é estruturar no espaço da escola, um ambiente próprio para o cultivo de legumes e hortaliças, para serem consumidos pelos alunos ao longo do ano.

Com o incentivo da professora de biologia da escola, Marilise Duarte Scherer Aroni, para aprimorar o conhecimento na temática, alunos, professora e comandante do CTBM-PoA, major Endrigo Silva Silveira, foram conhecer na última quarta-feira (04/5), o trabalho realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Penitenciária Estadual do Jacuí – Charqueadas, de aquaponia (que é a plantação em água com fertilização por meio dos excrementos de peixes).



espaço para horticultura

O grupo da escola foi recepcionado pelo comandante da Força Tarefa da PEJ, major Fabiano Henrique Dorneles, que apresentou a horta, que está situada nos fundos da penitenciária. No local a estrutura e funcionamento da Aquaponia foi estruturada pelos presos que estão no projeto “Caminho da Luz”, os quais são apenados selecionados, não-faccionados e que estão na iminência de serem libertados. Tais detentos, supervisionados por policiais militares, realizaram a apresentação do espaço ao grupo escolar.

O colégio pretende iniciar a horticultura ainda em 2022, para trabalhar a interdisciplinaridade no âmbito escolar com o objetivo de reforçar o trabalho interdisciplinar, conscientizando os alunos de sua relevância para a saúde, educação ambiental e alimentar.

Texto: Sd Sacha
Fotos: Comunicação Social da PEJ e CTBM-PA