Na Operação Golfinho da Brigada Militar, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) recebe aporte de efetivo, viaturas e equipamentos para o reforço do trabalho policial em diversas modalidades. Mas também vêm para o Litoral Norte policiais militares que atuam nos “bastidores” para que as ações de segurança transcorram com eficiência. É no meio desse efetivo que está a soldado Fernanda Rodrigues. Ela é a única policial feminina que dirige caminhão da Brigada Militar para o transporte de materiais, equipamentos e mobiliário, rodando por todo o estado. Também dirige ônibus, conduzindo efetivos. Há outras soldados na Corporação habilitadas para dirigir caminhões, mas transportam apenas cavalos do policiamento montado da sede do Regimento aos pontos em que vão atuar.
A soldado Rodrigues é lotada no Centro de Logística (CLog) do Departamento de Logística e Patrimônio (DLP) da Corporação e nesta temporada de verão veio trabalhar no CRPO Litoral, de onde partem as entregas de materiais e equipamentos que vão sendo solicitados pelas Unidades da Brigada Militar durante a Operação Golfinho.
A policial, de 33 anos de idade, ingressou na Brigada Militar há 12 anos, trabalhou no 1º BPM, em Porto Alegre até fevereiro de 2021, quando solicitou transferência para o DLP pela vontade de trabalhar dirigindo caminhão. Rodrigues confessou que começou a dirigir aos 11 anos, tirando e colocando na garagem o carro de seu pai, um chevette, em Santana do Livramento, sua cidade natal. Tirou sua carteira nacional de habilitação aos 18 anos, na categoria B, depois adicionou a A para pilotar motos. Em 2014, avançou para a categoria AD, que permite dirigir caminhões e ônibus, além de veículos leves e moto.
Conheci todos os cantos do estado e a Brigada Militar em todos os cantos”, fala a soldado que se sente realizada em estar na boleia de caminhões da Corporação. Rodrigues também diz que ficou muito satisfeita em ter trabalhando no CRPO Litoral do início da Operação Golfinho até esta semana, quando retorna ao CLog.