A cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, o laranja, também é o símbolo da luta contra o câncer de pele, e na tarde dessa segunda-feira (16) no Centro Médico da PMDF (CMed), policiais militares de todos os batalhões participaram do programa de conscientização para a prevenção ao câncer de pele.
O tenente-coronel Lima, chefe do Centro Médico deu boas-vindas a todos e Dra. tenente Marcela Mendes dermatologista do Centro Médico da PMDF, deu início às atividades explicando sobre os vários tipos de câncer de pele: “o câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.
Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas: uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento”.
Tivemos como convidado Dr. Gustavo Fabri que é cirurgião oncológico da clínica da Mama, está que atende o convênio da PMDF, ele ressaltou sobre o melanoma que é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada, ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros e outros tipos de câncer de pele, e principalmente da importância de se usar o protetor solar, mesmo em dias de chuva: “o protetor solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias de calor — ele precisa ser usado todos os dias, inclusive em dias frios, nublados e também com chuva. Isso porque o sol sempre está lá, mesmo que não apareça”, como alertou o dermatologista.
No entanto, vale lembrar que o filtro solar deve ser usado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como as mãos, braços e colo, por exemplo, o importante é encontrar o protetor ideal para a sua pele para mantê-la protegida diariamente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos só neste ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.Cuidado com o verão, moramos em um país tropical!
Informações do Site PMDF