A iniciativa é do Soldado da Polícia Militar Carlos Junior, que sempre teve o sonho em trabalhar com crianças e adolescentes carentes e ao comentar com os comandantes da unidade onde servia, o 4° Batalhão de Polícia Militar do Interior, recebeu muito incentivo e apoio para iniciar um projeto que pudesse afastar crianças e adolescentes das drogas e aproximar a Polícia Militar da comunidade.
Para dar início aos trabalhos entrou em contato com a Secretária da Educação do município de Piratininga, que permitiu a visita à duas escolas para divulgar e convidar os alunos a participar do projeto, porém alertaram o Sd Junior sobre a falta de comprometimento das crianças, a evasão escolar e a pouca participação dos pais nas reuniões escolares. Após a elaboração do projeto, o qual se tratava de uma escolinha de futebol, foi marcada uma pré-reunião com a expectativa da presença de aproximadamente (30) trinta crianças e para surpresa do organizador, (85) oitenta e cinco crianças foram à reunião com interesse em participar, mas para a entrada efetiva nas aulas seria necessária a autorização dos pais, dessa forma foi marcada a primeira reunião, que contou com a presença de (60) sessenta pais, para informar como o projeto iria funcionar e quais seriam os requisitos que deveriam ser cumpridos tanto pelas crianças como pelos pais. Estar matriculado e frequentando a escola, não se atrasar, obedecer os deveres e obrigações do projeto, manter a disciplina em casa, no projeto e na escola, os pais deveriam ter participação ativa no projeto, não faltar às reuniões tanto do projeto como as escolares, acompanhar diariamente os deveres escolares dos filhos, impor regras em casa e exigir a disciplina.
O projeto que é totalmente gratuito beneficia (140) crianças e adolescentes de (90) famílias. É realizado em um espaço cedido por um clube da cidade, onde são realizadas as aulas e reuniões com as famílias. Com pouco mais de dois anos de existências, o projeto colheu resultados expressivos que parcerias com o Ministério Público e Conselho Tutelar permitiram a aproximação da Polícia Militar, através do Projeto Piratininga Contra as Drogas, com famílias que enfrentavam dificuldades em manter crianças e adolescentes nas escolas.
Além das aulas de futebol, o projeto promove ações sociais de arrecadação e distribuição de alimentos e cobertores. Porque, embora o objetivo do projeto seja manter os jovens longe das drogas, percebe-se a importância em ensinar a praticar o civismo, as boas ações, o respeito ao próximo e mostrar que somos todos iguais. Porque a Polícia Militar do Estado de São Paulo vai além da farda, está ao lado da comunidade para fazer o bem, para evitar que vulneráveis escolham o caminho errado e mostrar que todos são capazes de alcançar seus objetivos
O Soldado Carlos Junior tem grande orgulho em ser policial militar e hoje ser referência para muitos jovens que passaram a estudar e traçar objetivos para o futuro.
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
#APOLICIAQUEPROTEGEVOCE
Fonte BLOG PMESP