Alexandre Maia da Silva, é Policial Militar desde de 1996, mas foi muito antes que a admiração pela Instituição começou, em 1974 seus pais receberam apoio da Polícia Militar quando sua mãe em trabalho de parto, deu à luz a Alexandre no interior de uma viatura da polícia militar. O Cb Maia trabalha hoje no 1° Batalhão de Choque (ROTA) Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. Mas foi em meados de 2010, quando ainda servia na Força Tática do 18° Batalhão de Polícia Militar Metropolitana que preocupado com a quantidade de crianças que se perdiam no mundo do crime e tentando uma aproximação entre comunidade e Polícia Militar, resolveu fazer algo pela comunidade onde nasceu e cresceu da  Zona Norte de São Paulo, foi então que juntou a paixão pelas artes marciais e a vontade de ajudar, surgiu assim o TEAM MAIA, um projeto social onde Maia dá aulas de Jiu Jitsu para crianças e adolescentes carentes da comunidade. 

Com 10 anos de existência, o projeto já ajudou mais de 1000 crianças, adolescentes e adultos. As aulas tiveram início nas dependências da Força Tática do 18° BPM/M, porém com a expansão do projeto foi necessário encontrar um espaço maior que atendesse as necessidades dos alunos, e hoje o projeto funciona em um local cedido pelo tio de um aluno. Para poderem estar inscritos nas aulas é necessário frequentar a escola e apresentar o boletim escolar, muitas vezes o Cb Maia é chamado para acompanhar as reuniões escolares pois os alunos o veem como um segundo pai.

O Team MAIA conta hoje com aproximadamente 100 alunos entre crianças, adolescentes e adultos e foi através da disciplina exigida nas artes marciais que o professor viu a transformação na vida de seus alunos, tirar as crianças das ruas para não as deixar com tempo ocioso, deu a elas foco e um caminho a seguir, assim a retribuição é natural, hoje ele percebe crianças e adolescentes mais seguros e menos violentos, famílias inteiras fortalecidas. 

Assim como o Cb Maia foi influenciado por ações de policiais militares, ele também influencia jovens ao caminho do bem, pois muitos dos alunos que passaram por seu projeto, atualmente são policiais militares, como é o caso do Aluno Soldado Lucas que reencontrou o mestre algum tempo depois no Batalhão onde trabalham.

O Cb Maia tem como missão de vida ajudar o próximo e traz como lema a frase do ator e lutador de artes marciais (Bruce Lee) “Quando começamos a viver para os outros é que vivemos de verde”.

#POLICIAMILITARSP                     

#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO