Na manhã desta segunda-feira (14), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba durante atividade delegada, recebeu uma solicitação de captura de animal silvestre no bairro casa branca. No local os policiais foram informados por funcionárias de uma escola, que uma cobra foi vista no jardim, aparentando ser da espécie coral.
Os militares localizaram a serpente próxima a pneus que compunham o jardim da escola, confirmando a suspeita das funcionárias de que a cobra é peçonhenta, tratando-se de uma cobra coral-verdadeira. Utilizando técnica de contenção e manejo de animal silvestre os militares capturaram a serpente e verificaram estar sem ferimentos e em estado bravio.
A cobra coral-verdadeira é uma das serpentes mais venenosas do Brasil, porém é a espécie com menor registro de incidentes, pois costuma fugir da presença humana. Grande parte dos acidentes ofídicos com a coral deve-se pelo manuseio irregular, portanto, reforça-se a necessidade de acionamento de uma equipe especializada em manejo de animal silvestre para realizar a captura e contenção adequada.
A correta postura das funcionárias da escola em acionar os policiais, evitou um possível acidente e permitiu que a serpente nativa do território brasileiro fosse devolvida ao seu habitat natural.
No Litoral Norte de São Paulo a Polícia Militar Ambiental pode ser acionada pelos telefones 190 e (12) 3886-2200.
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP