Na manhã desta quarta-feira (18), em um ato de solidariedade, cerca de 18 policiais militares do curso de formação de praças da PMDF, doaram sangue para Márcio Taia, Policial Civil do Distrito Federal (PCDF) lotado na 24º Delegacia de Polícia em Ceilândia, que está realizando tratamento contra o câncer. A ação realizada tem como objetivo conscientizar e estimular os valores de cidadania e responsabilidade social da população do Distrito Federal.
O sangue doado em favor de uma pessoa, como no caso do policial civil, entra a disposição dele e mantém o estoque que irá favorecer outros pacientes.
O aluno 2ª Classe Liberal está fazendo a sua primeira doação de sangue no curso, para ele, seria importante mais ações como esta para ajudar as pessoas. “Em nossa carreira, já ajudamos tanto, essa é só mais uma maneira de ajudar ao próximo”, completa o doador.
“Faço doação sempre que posso. Nesse caso, achei interessante o fato do paciente ser policial civil, isso foi muito legal, porque, na realidade, não há essa diferença entre civil e militar, trata-se do ser humano. Somos todos Policiais”, disse a aluna 2ª Classe Aniane, que já é doadora de sangue.
A enfermeira Cátia Szepaniuk, responsável pelo banco de sangue, atendeu os alunos e explicou que quando o paciente tem vínculo institucional, como policial ou bombeiro, existe uma mobilização entre os colegas, o estoque aumenta e o resultado é bom, visto que o perfil dessa unidade do Hemocentro é justamente a reposição.
Pessoas com qualquer tipo sanguíneo podem fazer a doação, é necessário, contudo, estar em boas condições de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto e informar o nome do policial, não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses, e dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar duas horas da doação
Serviço: O Hemocentro São Lucas fica localizado no SHIS QI 15, Bloco O Torre I, Térreo sala T 08 A – em frente ao Hospital Brasília. As coletas são feitas de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira, de 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (61) 3248-7272.
Informações do Site PMDF