Na tarde desta quinta-feira (19), O 25º Batalhão de Policia Militar (PMDF) no Núcleo Bandeirante, recebeu a Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa, deputada Júlia Lucy. O batalhão realiza o policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (PROVID) da Policia Militar do Distrito Federal. A visita teve por objetivo acompanhar o andamento das ações desenvolvidas pela equipe às vítimas desse tipo de agressão.
Na ocasião, a Deputada Júlia Lucy seguiu na viatura para uma visita solidária até a casa da vítima que está com medida protetiva. Portadora de deficiência, ela denunciou o irmão que é usuário de drogas e a agrediu diversas vezes. A parlamentar e equipe do PROVID conversaram com a vítima para saber se a medida estava sendo cumprida e prestar assistência. Depois, a Procuradora da Mulher seguiu até uma oficina mecânica para conversar também com o agressor, presenciando as demandas das partes e as providências tomadas pela equipe no intuito de pacificar o lar.
“Nosso papel é orientar as vítimas e o agressor. Valorizar esse acompanhamento feito pelo PROVID é uma questão de salvar a vida dessas mulheres”, afirmou a deputada Júlia Lucy.
Casos
Só neste ano, de janeiro a novembro, foram realizados 11.012 atendimentos pelo PROVID. Em todo ano passado foram feitos 10.765 atendimentos. (Fonte: Agência Brasília). A maior parte das assistências são feitas por encaminhamentos do TJDFT, por meio das varas de violência contra a mulher.
É importante ressaltar que o PROVID foi expandido para todos os comandos regionais da PMDF. Desta forma, todas as regiões do Distrito Federal passam a contar com o Programa.
Informações do Site PMDF