Nessa terça-feira (28/1), a Polícia Militar do Distrito Federal enviou em formato eletrônico o primeiro Inquérito Policial Militar instaurado pela Corporação ao TJDFT, por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade – MNI, do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Essa iniciativa possibilita a integração entre o Sistema de Gestão Correicional – SGC, desenvolvido e operacionalizado pela Corregedoria da Polícia Militar e o Processo Judicial Eletrônico – PJE, permitindo assim o envio por meio digital de todas as peças de inquéritos diretamente à Auditoria Militar.
A proposta permite o diálogo entre os sistemas, por meio de um protocolo de comunicação conjunto, que possibilita a transmissão e a tramitação de dados, a troca de informações e a integração entre os sistemas da Polícia Militar do Distrito Federal, do Poder Judiciário e do Ministério Público.
A economia de tempo na tramitação de inquéritos, o melhor controle processual, a maior eficiência das investigações criminais conduzidas pela PMDF, a racionalização de recursos e a sustentabilidade são alguns dos benefícios dessa integração.
Os planos da Polícia Militar são de que em breve outras modalidades processuais também passem a ser distribuídas por meio eletrônico. Nesse mesmo sentido ainda este ano todos os inquérito policiais conduzidos pela Corporação já deverão ser iniciados no formato digital e daí por diante conduzidos eletronicamente pelos encarregados das investigações criminais e apurações disciplinares, eliminando assim a impressão de documentos físicos em qualquer fase do processo.
Segundo o Coronel Hêlbert Borges Marins, Corregedor Geral da Policia Militar do Distrito Federal “Esse foi um grande avanço para a Polícia Militar do Distrito Federal, que acaba de escrever seu nome na história por seu pioneirismo e por tornar-se a primeira instituição policial do país a dar esse passo tecnológico”.
De acordo com o Coronel Julian Rocha Pontes, Comandante-Geral da PMDF, “O sistema é o resultado do empenho e da parceria da PMDF e do TJDFT, atendendo aos princípios da economicidade e eficiência na administração pública. A expectativa é de que agilize os processos e traga ainda mais transparência”.
Informações do Site PMDF