- PUBLICIDADE -

Um Comandante-Geral operacional!

Esse carnaval foi atípico, não tivemos animadores de plantão nos palcos elogiando o governo e os longos agradecimentos as autoridades. Foi muito melhor assim. Diminuiu um pouco a sensação de estarmos vivendo a política do “pão e circo”.
Algumas brigas, um homem esfaqueado em frente ao Ceilambódromo no domingo, muitos bêbados, o pessoal sendo “tocado” feito boiada no final da festa… Tudo como nos anos anteriores.
Há um ano escrevi um texto falando sobre o Ceilambódromo e a mudança de paradigma que estava sendo implantada na PMDF. Esse ano vi a continuidade desse processo. O Comandante-Geral indo falar com a tropa antes do evento foi uma boa novidade, afinal os subordinados são reflexo de seu comando. No dia seguinte, a esse evento, tive a oportunidade de dar carona para um colega de turma que comentou que o Coronel Martins esteve na área do Cruzeiro conversando com os policiais dentro dos ônibus antes do desembarque, isso é muito bom.
Trabalhando na Guarda do QCG na última noite também me surpreendi com a viatura (blazer) que chegou, ela tinha a seguinte identificação: QCG – Comandante-Geral, dentro dela um Comandante todo equipado, de Farda Operacional, algo que eu não via há tempos dentro da Corporação.
Vejo o atual Comandante-Geral exercendo um papel de líder e não somente de Chefe como aqueles de outrora. Precisamos disso! Além disso, segundo um colega da guarda do QCG, “ele tem dado o exemplo”. Tem chegado as cinco para sete da manhã todos os dias e saído as vinte e três horas. Creio que está acelerando o rítmo da Corporação…
Para encerrar parabenizo a atitude do “ZERO UM” e deixo as suas palavras ao orientar o policiamento:
“Nesse momento, dirijo-me a vocês para pedir uma única coisa: para tratarem os foliões como gostariam de serem tratados, durante a folga dos senhores, e como gostariam que seus familiares fossem tratados!”
Creio que o recado foi dado, não precisava dizer mais nada!
Isso sim é policiamento comunitário, ou seja, próximo da comunidade!
Podem ver mais em: http://aderivaldo23.wordpress.com/2009/02/25/ceilambodromo/

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -