Sempre falei nesse espaço sobre revolução cultural, desmilitarização cultural, policiamento comunitário, mediação de conflito, mudança de mentalidade, liderança e vários outros assuntos correlacionados!
Ontem, mais uma vez, tive a oportunidade de viver isso na prática. Dessa vez, fui convidado pelo amigo CAP SOUZA JÚNIOR (um indivíduo que está na minha mais alta estima, pois me ajudou muito quando me separei e hoje é um dos meus grandes conselheiros) para dar uma “aula” para o curso de nivelamento de sargentos da polícia militar, que está ocorrendo na UCB.
Nos momentos difíceis de nossa vida é que descobrimos os verdadeiros amigos. E nos bons momentos é que demostramos nossa gratidão!
Mais uma vez um soldado à frente de sargentos, em uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de ver um sargento (SGT DAMIÃO) lendo um texto sobre sua visão do policiamento comunitário. Algo impressionante. Outros falando de sua aversão ao tema e de sua mudança de paradigma ao ver um capitão e um soldado juntos ministrando uma aula. Isso não tem preço!
Antes de quebrarmos paradigmas externamente, temos que quebrá-los internamente!
Obrigado a todos pelo respeito e educação com que me trataram.
Obrigado, meu amigo, pelo convite! Atitudes como a sua (CAP SOUZA JÚNIOR) me fazem acreditar ainda mais na mudança institucional. Como sempre digo, precisamos mais de líderes do que comandantes. Continue sendo líder!
“Os governos passam, as sociedades morrem mas, a Polícia é eterna.”
– Les gouvernements passent, les sociétés meurent, seule la Police est éteraelle. (Honoré Balzac)
“Um líder é aquele que vê mais que os outros, vê mais longe que os outros e vê antes dos outros.” (Leroy Elvis)
“Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o caráter que inspira confiança.” (Bernard Montgomery – marechal-de-campo britânico)