Uma ação conjunta entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e a Polícia Militar do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), com foco na inibição de atos ilícitos dentro de presídios goianos, resultou na identificação de dois presos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG) envolvidos em tráfico de entorpecentes.
Os detentos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (PC) do município de Aparecida de Goiânia no sábado, (17/10). para as providências Diante do ocorrido, a PC fará as devidas investigações sobre as circunstâncias e as responsabilidades sobre o fato.
Segundo a Superintendência de Segurança Penitenciária (Susepe) da DGAP, após a PM repassar informações sobre a ação criminosa dos suspeitos, o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) da DGAP foi acionado, de imediato, para assegurar a interrupção da ação criminosa.
Os policiais penais encontraram com os detentos seis quilos de substância análoga à droga. O entorpecente foi colocado à disposição da Polícia Civil para os devidos fins, na forma da lei.
A direção da POG instaurou procedimento administrativo interno para, após averiguações necessárias, realizar as aplicações das sanções disciplinares aos detentos responsáveis pelos materiais, conforme determina a Lei de Execução Penal(LEP).
A ação teve por base as diretrizes estabelecidas pelo Governo de Goiás em consonância com a Secretaria de Segurança Pública no sentido de uma maior integração das forças policiais no combate ao crime no Estado.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) – Governo de Goiás
Comunicação Setorial