Em janeiro deste ano, a Unidade Prisional Regional de Santo Antônio do Descoberto realizou palestras acerca da campanha “Janeiro Roxo”, mês direcionado à conscientização e combate à hanseníase. As orientações sobre o assunto foram ministradas aos servidores do estabelecimento prisional e à população privada de liberdade. Outras enfermidades infectocontagiosas também foram abordadas pelos profissionais de saúde.
Para a realização das palestras houve a colaboração de especialistas da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. A ação teve como intuito a valorização da saúde tanto de servidores quanto de detentos, por meio do fornecimento de informações, explicação de dúvidas, sinais, diagnóstico e tratamento das doenças, com ênfase para hanseníase. O compromisso com campanhas de saúde na Administração Penitenciária possibilita o entendimento para que cuidados sanitários continuem sendo estabelecidos nas unidades prisionais goianas e evita a disseminação das enfermidades nos ambientes prisionais.
Janeiro Roxo
A campanha visa alertar e aumentar o conhecimento da população sobre a hanseníase, uma doença cujo número de casos ainda é bastante elevado no Brasil. As ações conscientização são fundamentais para que as pessoas entendam a enfermidade e a relevância que o diagnóstico precoce tem para evitar consequências graves posteriores.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial