A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Gerência de Tecnologia, instalou, na semana passada um novo sistema que será utilizado para otimizar os processos da cobal – dia em que familiares de presos entregam mantimentos e itens de higiene à população privada de liberdade. O sistema é automático, seguro, mais tecnológico e agiliza a retirada de senhas para a entrega dos itens.

De acordo com o gerente de Inteligência e criador do novo sistema, Maruzan Monteiro, a elaboração do novo modelo levou seis meses para ser concluída. “O sistema foi totalmente confeccionado por servidores da DGAP e não teve custo algum para cofres públicos, uma vez que novos sistemas desenvolvidos costumam demandar altos valores”, afirma o gerente.

A modificação tem o objetivo de aperfeiçoar o procedimento anterior para a retirada de senhas da cobal. Com maior inovação, o sistema monitora de maneira mais eficaz os números das senhas por pessoa, por exemplo, impedindo que uma mesma pessoa adquira mais de uma senha. Além disso, o sistema viabiliza o procedimento ao controlar a entrega dos mantimentos por horário delimitado. Assim, mais familiares têm condições de destinarem os itens aos detentos.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO