A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás recebeu, nesta segunda-feira (19/07), a visita do secretário de Justiça de Rondônia, Marcus Rito, para conhecer projetos que têm melhorado a gestão penitenciária e trocar experiências. Pela manhã, Marcus Rito participou de reunião com o diretor-geral, tenente-coronel Rasmussen, no gabinete da DGAP. Já no período da tarde ele visitou o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, acompanhado pelo diretor adjunto, Aristóteles Assal.

Durante a reunião realizada no gabinete, a equipe da DGAP apresentou ao secretário de Rondônia a experiência de Goiás com a contratação de servidores temporários. No Complexo Prisional, ele conheceu os projetos de ressocialização, como o Módulo de Respeito que emprega 140 presos na confecção que funciona na Casa de Prisão Provisória (CPP). Marcus Rito também visitou a Central de Triagem e a Superintendência de Segurança.

O secretário de Justiça de Rondônia parabenizou a gestão do governador Ronaldo Caiado pelos avanços que presenciou em Goiás. “Gostei muito de conhecer os procedimentos e a dinâmica que o Estado faz aqui no Complexo Prisional. É muito interessante, não só a questão da capacitação e valorização do servidor como um todo no ambiente de trabalho, mas também a preocupação com a questão da ressocialização e do trabalho intramuros. Só tenho boas impressões e elogios para fazer ao Estado”, disse Marcus Rito, que também se colocou à disposição para contribuir no que o Estado de Goiás precisar.

No final da visita, o diretor adjunto Aristóteles Assal destacou a importância da troca de experiências. “A Polícia Penal de Goiás se coloca à disposição para ajudar a Polícia Penal de Rondônia. Essa troca é importantíssima porque estamos dialogando para além das fronteiras dos estados”.

A visita do secretário de Justiça de Rondônia é uma oportunidade de aprimorar as políticas públicas do sistema penitenciário do país como um todo, já que a troca de experiências entre as gestões ajuda a identificar os pontos de positivos e de melhorias, cumprindo assim com as diretrizes do Governo de Goiás na busca pelo aprimoramento e excelência dos serviços oferecidos pelo Estado, principalmente no que diz respeito à segurança pública.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO