Integrantes da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (Supresc) e da Gerência de Assistência Biopsicossocial (Geab), ambas da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), a direção da Unidade Prisional Regional (UPR) de Itumbiara e membros da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram, nessa terça-feira (14/12), para discutir ações com o intuito de prevenir casos de Covid-19 no estabelecimento penitenciário.

Durante a reunião foram ressaltados, por exemplo, os cuidados que devem ser estabelecidos para o recebimento de presos recém-chegados à unidade prisional para que indivíduos contaminados não transmitam o vírus aos presos que já estão inseridos no sistema prisional. As medidas visam prevenir a disseminação do novo coronavírus tanto para a população privada de liberdade, quanto para servidores do presídio.

Também foram pontuadas orientações para o acompanhamento e tratamento dos casos já existentes na unidade prisional. Ainda foram organizados, com o apoio da Secretaria de Saúde, os dados sobre números de detentos vacinados, quantidades de doses e outras informações técnicas.

Na reunião estavam presentes o superintendente da Supresc, Leoni Di Ramos Caiado Neto, o gerente da Geab, Sandro de Souza e Silva, o diretor da UPR de Itumbiara, Renan Gonçalves, além do secretário de Saúde do município, Guilherme Davi da Silva, e outros integrantes da pasta. Nesse sentido, a conversa e as informações fornecidas pelos profissionais de saúde são essenciais para promover orientações aos representantes da DGAP e, assim, garantir a segurança sanitária no presídio.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO