A Diretoria de Administração Penitenciária (DGAP), em parceria com o Conselho da Comunidade, a Prefeitura Municipal de Mineiros e o Poder Judiciário local, retomou nesta segunda-feira (24/05), as obras de construção da nova unidade prisional da cidade. O projeto prevê a construção de dezoito celas, com doze camas em cada uma, banho de sol, triagem e salas administrativas. A nova unidade está sendo construída na mesma área do atual presídio.

De acordo com o diretor interino da Unidade Prisional Regional (UPR) de Mineiros, Arthur Michael Santana, boa parte do atual presídio será inutilizado porque ele tem uma estrutura muito antiga, que não atende aos padrões. “Esta nova construção é primordial porque a atual unidade tem uma estrutura muito antiga, com muitos “puxadinhos”. Com a nova unidade, vamos conseguir otimizar nosso efetivo”, diz.

As obras foram paralisadas cerca de um ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o diretor, o novo prédio vai garantir melhores condições para os custodiados e de trabalho para os servidores. “Somente uma ala do prédio atual será mantida para abrigar detentos do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Aproximadamente 80% será inutilizado ou aproveitado para abrigar semiaberto e projetos de ressocialização”, explica Arthur.

A construção é executada com mão de obra carcerária, cerca de 24 presos trabalham na construção e em troca receberam remição de pena. A estimativa é que sejam investidos aproximadamente R$ 2 milhões de reais na nova unidade, que serão obtidos através da união de forças entre a DGAP, o Conselho da Comunidade, a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário local.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO