A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa segunda-feira (29/11), 50 policiais penais. Os representantes da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) receberam certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento ao trabalho prestado na segurança pública goiana para proteger e cuidar de toda sociedade.
A ação foi proposta pelo deputado estadual Bruno Peixoto e contou com a presença do diretor-geral de Administração Penitenciária em substituição, Aristóteles Camilo El Assal, e o superintendente de Segurança Penitenciária, Leopoldo de Castro, além do subsecretário de Segurança Pública, coronel Agnaldo Augusto da Cruz.
O presidente da sessão e propositor da homenagem, deputado estadual Bruno Peixoto, ressaltou a importância da Polícia Penal de Goiás para garantir a segurança da comunidade. “Os profissionais da Polícia Penal são homens e mulheres que dedicam a vida em servir à sociedade. Cabe a nós a valorização de cada um”, defendeu o deputado.
Valorização
Durante a solenidade, foram ressaltadas as conquistas da categoria, como a sanção da Lei n º 21.157, que transforma o cargo de agente de segurança prisional em policial penal, e a publicação da portaria 445/2021, que concede progressão para 1.361 policiais penais. “O reconhecimento da Polícia Penal começa pelo próprio governador do Estado, que cita de forma positiva essa força de segurança pública goiana”, disse coronel Augusto. “Hoje os policiais penais são respeitados assim como os demais profissionais da segurança pública. E é nesse cenário que a maioridade profissional da Polícia Penal está sendo construída pelos excelentes trabalhos dos servidores penitenciários”.
O subsecretário conta que após uma análise de estratégias junto à Segurança Pública, a Polícia Penal e o sistema penitenciário goiano foram elevados a um nível alto de gestão. “Através do desdobramento de estratégias e capacidade de planejamento junto ao secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, a Polícia Penal passou a contar com investimentos em armamento, uniformes, veículos e cursos profissionalizantes. Existe uma perspectiva de mudança no sistema penitenciário, patrocinada pelo governador do Estado com o investimento de 150 milhões de reais. Uma realidade profissional digna que não era vista”, finaliza coronel Augusto.
Representando os homenageados, o diretor-geral de Administração Penitenciária em substituição, Aristóteles Camilo El Assal, falou sobre os resultados positivos conquistados a partir do trabalho sério e compromissado dos profissionais do sistema penitenciário. “Hoje estamos aqui, mais uma vez, para valorizar estes homens e mulheres da Segurança Pública do Estado de Goiás, que protegem a sociedade. Que a comunidade não espere da Polícia Penal algo menos que trabalho, menos que suor, pois, é isso que nos motiva e proporcionar proteção, respeito, desenvolvimento e retorno à sociedade”, disse.
Aristóteles também mencionou os diversos contratempos e perigos da carreira. “Estar na Polícia Penal é pertencer a uma das profissões mais desgastantes e perigosas do mundo, dada a natureza da função. Nossos guerreiros enfrentam estes desafios todos os dias para proteger nossas famílias”, conclui o Aristóteles.
Diante do comprometimento dos policiais penais e do apoio dos vigilantes penitenciários temporários para garantir a ordem e disciplina nas unidades prisionais goianas, o superintendente de Segurança Penitenciária, Leopoldo de Castro, destacou que o sistema penitenciário goiano, atualmente, é exemplo para todo Brasil. “Não há um bom sistema sem a dedicação e eficiência dos servidores, um papel preponderante diante da sociedade ”.
Homenageados
O policial penal Eliabe Nascimento, um dos homenageados da noite, destacou que os investimentos tanto em equipamentos quanto em capacitação de servidores contribuíram para a evolução da Polícia Penal de Goiás. “Receber esse reconhecimento e valorização proporciona um incentivo a mais para continuarmos trabalhando diariamente com comprometimento e empenho. Somos e continuaremos a ser uma ótima polícia, no que tange a segurança e proteção da sociedade com a manutenção da segurança e procedimentos operacionais nos presídios”, frisa o diretor da Unidade Prisional Regional de Santo Antônio do Descoberto.
O diretor da Unidade Prisional Regional de Anápolis. Eduardo Martins, também foi homenageado e ressaltou o compromisso da instituição com a execução penal. “Estamos compromissados com os princípios da administração penitenciária, principalmente no que tange a Lei de Execução Penal. Eles são à base dos nossos trabalhos”, disse o policial penal.
Parabéns aos policiais penais homenageados:
1. Adriane Silva de Faria
2. Adriano Pereira dos Santos
3. Ailton Lima dos Santos
4. Alexandre Bueno Cavalcante
5. André Henrique dos Santos Falcão
6. André Luis Lima Peres
7. Arthur Michael da Silva Santana
8. Benedito Leopoldo da Fonseca
9. Carlos Eduardo Torquatro
10. Cledmilson Rodrigues de Freitas
11. Cristhyanne Alves Carrijo
12. Deusiclene Ferreira Macedo
13. Diego Alves Rodrigues
14. Diogo Rodrigues Dias Pereira
15. Divina Rodrigues de Morais Luiz
16. Edson Martins da Silva
17. Eduardo Ribeiro Martins
18. Eliabe de Lima Nascimento
19. Erival de Souza Melo
20. Farles Neres dos Santos
21. Firmino José Alves
22. Henrique Miranda Silva Freitas
23. Jerry Willian Júnior de Oliveira Marques
24. João Roberto Manoel Fernandes
25. José Rafael Bezerra Carlos
26. Leonardo Barbosa Martins
27. Leoni Di Ramos Caiado Neto
28. Mara Rúbia de Souza
29. Marcel Roberto Braga
30. Márcia Maria Tavares de Oliveira
31. Mozart Teixeira da Silva Júnior
32. Neilton Eduardo Alves Pereira
33. Nélio Vicente Coelho Fortunato
34. Norma Suely Dias de Deus
35. Priscilla Martins Pelá
36. Rafael Oliveira Rezende
37. Ramsés Silva Linhares
38. Raul César de Paula Zardini Rocha
39. Rosenval Rodrigues Lopes Xavier
40. Samuel Lucas Nunes Neiva
41. Vasco Tadeu de Souza Naves
42. Victor da Silva Carvalho
43. Victor Hugo de Oliveira
44. Waldhemir Junior Faria Borges
45. Wallisson dos Santos Souza
46. Walney Cesario da Cunha
47. Wanderlucio Souza Cipriano
48. Wellington Camilo dos Santos
49. Wellington Cardoso da Silva
50. William da Silva Vieira
FOTOS: DGAP
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial