Entre os dias 18/10 e 22/10, cinco detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Morrinhos trabalham na revitalização do cemitério municipal. As obras resultam de uma parceria do estabelecimento penitenciário com a prefeitura. Os ajustes no local têm como objetivo oferecer um ambiente com melhores condições para recepcionar pessoas que vão prestar homenagens aos seus entes queridos no Dia de Finados (02/11).
O local que está passando pelas obras é o novo cemitério de Morrinhos. Os serviços feitos pelos custodiados envolvem espalhar brita, levantar meios-fios, limpeza geral e plantio de flores. Enquanto realizam o trabalho, os detentos são monitorados a todo momento pelos policiais penais da UPR.
Além de contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade, o emprego de detentos é um exemplo do cumprimento da política de ressocialização, por meio da qual eles podem manter uma ocupação e adquirir aprendizados profissionais. As atividades também permitem que a população carcerária envolvida tenha remição de pena por dia trabalhado, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (Lep).
FOTOS: DGAP
Diretoria Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial