Diretor-geral Josimar Pires explica, na OAB, sobre o novo agendamento virtual

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás) conheceu, na noite dessa quinta-feira (5), o novo serviço de agendamento virtual para advogados se comunicarem com seus constituídos no sistema penitenciário goiano. A apresentação foi feita pelo diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, na sede da OAB-GO (Setor Marista).

O serviço foi muito elogiado pelos advogados presentes, especialmente pelo presidente da Comissão, Alexandre Carlos Magno Mendes Pimentel. “Gostamos muito desse sistema. Vimos que é simples e deve nos atender perfeitamente”, afirmou. “Percebemos que a DGAP vem avançando muito nos últimos meses, especialmente pela gestão inovadora. Houve melhorias no sistema prisional, é visível. E estamos dispostos a colaborar”, elogiou.

Mesmo satisfeito com o novo serviço de agendamento virtual, Alexandre Pimentel fez uma ressalva: “Por uma questão de normas da própria OAB, é necessário atender, nas unidades prisionais, os advogados que não fizerem agendamento. Isso é de suma importância.” Josimar Pires, por sua vez, garantiu esse atendimento. “Vamos buscar deixar um parlatório à disposição do defensor que for à unidade sem agendar. Porém, o ideal, até para facilitar o trabalho de todos, é o agendamento.”

Josimar Pires, que esteve na OAB-GO acompanhado da equipe de TI da DGAP, também anotou sugestões de melhorias ao programa. Uma delas foi poder anexar mais de uma procuração dentro do serviço e ter um tempo maior para a primeira visita ao cliente sem a procuração assinada.

O serviço de agendamento virtual entra em operação na próxima segunda-feira (9 de maio). O programa reduzirá o tempo de espera para a prestação de assistência jurídica, pois o advogado passa a fazer o agendamento do atendimento aos seus clientes por qualquer equipamento com acesso à internet.

Visitas

Antes de falar sobre ao agendamento virtual dos advogados, Josimar Pires mostrou à Comissão de Direitos e Prerrogativas o novo sistema de visitas dos familiares aos presos. Serão quatro modalidades de visitação: presencial em parlatórios, em espaços lúdicos e em convívio familiar, além do virtual. Até o próximo dia 31 de maio, a DGAP cadastrará (ou recadastrará) os familiares que quiserem ter acesso às visitas.

“Esses novos modelos de visitas são essenciais para que possamos continuar com o controle do cárcere”, finalizou o diretor-geral.

Fonte: SEAP GO