A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Portaria nº 210/2020, criou o Grupo de Guarita e Muralha com o objetivo de intensificar a segurança externa das unidades prisionais localizadas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e no perímetro de segurança que cerca todo o local. O grupamento tem a missão de garantir a vigilância preventiva e ostensiva das referidas áreas.
Os servidores do Grupo de Guarita e Muralha têm como atribuição ficar de vigilância e apoiar visualmente todos os procedimentos de segurança nos limites das guaritas e comunicar e abordar toda situação suspeita que possa comprometer a ordem e disciplina dos locais penais, como a aproximação de pessoas desconhecidas com atitudes suspeitas e objetos estranhos.
Subordinado à Superintendência de Segurança Penitenciária – SUSEPE, o Grupo de Guarita e Muralha ajudará no alinhamento da gestão compartilhada exercida pela Seção de Acompanhamento e Controle Operacional (Seacop). “Atualizamos os procedimentos de segurança. Agora o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais – GOPE, o Grupo Tático de Ações e Escoltas – GTAE e o Grupo de Guarita e Muralha trabalham juntos, cada um dentro de suas atribuições, para intensificar a fiscalização e garantir a segurança dentro e fora do Complexo Prisional”, explica Jonathan Marques, superintendente de Segurança.
Para o coronel Agnaldo Augusto da Cruz, Diretor-Geral de Administração Penitenciária, a criação do novo grupamento otimiza as atividades operacionais, os procedimentos de segurança e rotinas carcerárias no Complexo Prisional. “Esta é mais uma das diretrizes adotadas pelo DGAP a fim de seguir as medidas estabelecidas pelo Governo de Goiás e garantir a ordem e a disciplina nos presídios”, afirma. “Estamos trabalhando constantemente para capacitar os nossos profissionais e estabelecer processos que intensifiquem cada vez mais o rigor na segurança penitenciária”.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial