Parceria entre a Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o Instituto Técnico Superior de Formação e Educação Penitenciária do Paraguai resultou em visita de intercâmbio na Polícia Penal de Goiás, na manhã desta sexta-feira (13). A diretora da instituição paraguaia, Fátima Brambilla, conheceu a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A visita técnica foi acompanhada pela coordenadora-geral da Espen, Stefane Silva de Araújo, além da direção da DGAP. A diretora paraguaia visitou a Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), que funciona na sede da DGAP, para ter informações e trocar experiências sobre como é realizada a formação do policial penal goiano. Em seguida, foram para o Complexo Prisional.

“Apresentamos para a diretora as nossas práticas de formação, tanto na área de segurança, quando estivemos na sede do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), quanto a parte de ressocialização e direitos humanos, na área de reintegração social”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Lembrando que, neste momento, acontece, em Goiânia, o curso de formação de agentes federais do Depen. E, em junho, a capital receberá o 1º Encontro Regional das Escolas de Serviços Penais, voltado à gestão penitenciária. O evento será realizado por meio de parceria da Gerência de Ensino e da Seção de Cerimonial e Eventos, da DGAP, com a Escola Penitenciária Nacional. Representantes de 12 Estados da federação devem participar.

*Paraíba*
No início do mês de maio, representantes da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba (Seap) passaram uma semana em Goiás para conhecer as práticas de ressocialização e de reinserção social dos custodiados goianos, implementadas pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP). O grupo visitou as unidades prisionais de Aparecida de Goiânia, Araçu, Senador Canedo, São Luís de Montes Belos e Luziânia.

Polícia Penal GO

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO