A quarta turma de detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Pires do Rio finalizou, nesta terça-feira (31), o resumo de atividades que fazem parte do Programa de Remissão pela Leitura (PRPL). O projeto existe desde fevereiro e, nestes quatro meses, houve a participação de 71 custodiados. No programa, os presos leem obras literárias e produzem resenhas a partir da leitura. Os trabalhos são corrigidos, avaliados e resultam na remição de pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP).
Em fevereiro, o projeto atendia dez presos. Em março, o número aumentou para 15. No mês de abril haviam 18 e, em maio, 28. Além da distribuição dos livros, a UPR oferece um espaço, dentro do próprio presídio, destinado aos estudos e à escrita dos textos.
Segundo o diretor da unidade, Adalberto Magalhães, os presos envolvidos no projeto têm prazo de um mês para fazerem a leitura da obra literária escolhida. “Após 30 dias, entregamos os materiais para eles fazerem os resumos”, salientou.
Adalberto também destacou que os resumos são corrigidos por uma profissional da rede estadual de educação. Os trabalhos aprovados são enviados ao Poder Judiciário e Ministério Público para que os órgãos validem.
Todas as etapas do projeto são acompanhadas pela direção da unidade prisional. O programa de remição pela leitura resulta da parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, o Ministério Público de Goiás (MP-GO), o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial