Em ato histórico, o governador Ronaldo Caiado assinou o primeiro decreto de promoção da Polícia Penal do Estado de Goiás. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), em Goiânia. Foram promovidos 1.362 policiais penais. Há dez anos os servidores penitenciários esperavam por esse direito.
“Sem que você tenha segurança pública, não existe governabilidade em nenhum lugar do país. Hoje, temos o Estado mais seguro do país; Goiás é o primeiro lugar, referência em segurança pública do Brasil”, afirmou Caiado.
Com relação à assinatura do decreto, o governador destacou o merecimento e a relevância da valorização dos policiais. “É um trabalho que está sendo feito de forma conjunta para ampliarmos cada vez mais as condições de vocês trabalharem e terem melhores resultados”.
“Vocês devem ver a importância deste momento, em que não são apenas policiais penais. São muito mais do que isso, assim como todas as forças de segurança do Estado. Vocês hoje são referência, formadores de opinião no ambiente em que vivem”. O governador salientou também os avanços no sistema da gestão penitenciária, cuja redução da criminalidade no interior das unidades prisionais refletiu diretamente no aumento dos índices de segurança na sociedade de forma geral.
O decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado é consequência da lei nº 1.390/22, que dispõe sobre as classes e padrões de subsídios nas carreiras dos policiais penais da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). A lei foi sancionada, em abril, pelo próprio governador.
“A direção-geral da Polícia Penal tem trabalhado para integrar as nossas unidades prisionais às outras forças de segurança, para assim buscar o objetivo que é sempre trazido pelo nosso governador, de integração entre as forças. O trabalho de cada um destes policiais penais que estão aqui hoje representa muito para a segurança pública do Estado”, ressaltou o diretor-geral, Josimar Pires.
Ele também destacou o trabalho desempenhado pelos diretores dos estabelecimentos penitenciários. “São 95 unidades em todo o Estado comandadas por policiais penais, que fazem total diferença neste processo de administração e gestão. Com certeza, sem estes profissionais, que buscamos sempre valorizar, nós não teríamos unidades prisionais seguras como temos hoje”, conclui Josimar.
A nova lei também ajustou os critérios para promoção na carreira e redistribuiu 2.850 vagas do cargo de policial penal, de forma piramidal. As alterações alcançam os servidores efetivos da DGAP, mas não modificam suas atribuições, tampouco o exercício de suas funções.
O chefe da seção de ensino operacional da Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), Sérgio Izaías, destacou a importância desta conquista. “Essa promoção é uma resposta do Governo de Goiás, que reconheceu a capacidade dos policiais e a sua jornada de trabalho, seja em gestão ou atividade-fim. É muito bom para nós ver que o Estado acredita e reconhece a nossa capacidade de gestão. Assim, nos sentimos mais satisfeitos e valorizados, o que impacta diretamente em uma Polícia Penal forte e sempre agindo dentro das diretrizes da lei e da ordem”, ressaltou Sérgio.
A gerente de Engenharia da Administração Penitenciária, Juliane Leles de Assunção, também salientou a relevância desta conquista. “Acredito que a conquista das promoções representa, além dos ganhos financeiros, o reconhecimento de todo o tempo e dedicação dos serviços prestados pelos policiais penais. Demonstra o alcance da meta de transformação da carreira ao longo dos anos. As promoções chancelam a luta e conquista do reconhecimento da categoria perante a sociedade”, afirmou Juliane.
“Os investimentos que têm sido feitos na Polícia Penal são importantes e proporcionam o crescimento da instituição em uma escalada até mesmo fora do que esperávamos. São 1.362 policiais que estão sendo promovidos e, mais do que isso, são 1.362 famílias goianas que são atingidas por esta ação do governo de Goiás. Esta é a valorização que a gente sonhava tanto, a primeira promoção que a Polícia Penal recebe. Não é que em dez anos não tínhamos promoção, nós nunca tivemos um decreto de promoção. Estamos prontos para qualquer missão, podem confiar na Polícia Penal que estamos preparados para entregar o resultado que a sociedade goiana necessita”, finalizou Josimar.
Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial