Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu a cerimônia de formatura dos policiais penais convocados no concurso de 2019. Desta vez, diferente das anteriores, a solenidade contemplou duas turmas ao mesmo tempo, nona e décima, com um total de 99 profissionais que concluíram o curso conduzido pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP). A formatura foi realizada no Teatro Goiânia, região central da capital.
A solenidade teve a presença do secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, do diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel, e da juíza da 1ª Vara de Execução Penal, Thelma Aparecida, dentre outras autoridades. Gerentes, coordenadores regionais, superintendentes da Administração Penitenciária e policiais penais do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) também participaram.
O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, salientou que a data é marcante e celebra o compromisso do atual Governo com a Polícia Penal. “O sistema penitenciário tem evoluído muito nos últimos anos, à medida que nós, servidores, policiais, temos recebido o apoio do Governo do de Goiás. O governador Ronaldo Caiado tem feito algo histórico pela nossa categoria. Esse concurso é uma prova disso, a minha presença aqui hoje representando a nossa diretoria é uma prova muito importante do compromisso do nosso governador com a segurança pública do nosso Estado”, frisou.
O diretor-geral também ressaltou a missão que os novos policiais assumem a partir de agora. “Sem a Polícia Penal, a segurança pública perde uma faceta importante do controle social, do cárcere e da criminalidade. Esse é o nosso papel, juntamente à implementação das políticas públicas de reintegração social e o cumprimento da execução penal”, defendeu Josimar.
Rodney Miranda comentou sobre sua experiência na Segurança Pública de Goiás e destacou que seu compromisso com a Polícia Penal foi estabelecido há anos. Ele também mencionou os avanços que a categoria de segurança pública conquistou com o trabalho da Administração Penitenciária.
“Nosso compromisso com a Polícia Penal é por acreditar no trabalho de vocês, é por saber da importância do que vocês desempenham. Em todas as oportunidades que eu tenho, quando comemoramos as históricas taxas de redução de violência que estamos experimentando nesses três anos do governo Ronaldo Caiado, eu sempre coloco em evidência neste processo o trabalho da Polícia Penal do Estado”, pontuou o secretário.
Trajetória completa
O evento de hoje marcou a conclusão do ciclo de formaturas na Administração Penitenciária, iniciado em julho de 2021. Desde então, os eventos oficializaram a formação de 427 policiais. Os cursos foram conduzidos pela ESPP, contaram com parcerias de outras forças policiais e também especialistas na área jurídica, que auxiliaram na instrução prática e teórica dos alunos.
Cada curso contabilizou mais de 400 horas para as respectivas turmas. Os concluintes passam a compor o efetivo atuante nas unidades prisionais de todo o Estado, o que promove a ampliação do quadro de profissionais da segurança pública de Goiás.
Durante a solenidade, aconteceu a entrega simbólica das identidades funcionais a dois formandos.
Polícia Penal GO
Diretoria Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial