Durante reunião realizada nesta quarta-feira, dia 02/12, em Brasília, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) fechou uma parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) para doação de um novo sistema integrado de administração penitenciária, o Siapen para agendamentos dos atendimentos por advogados em unidades prisionais e de audiências judiciais.
Além do Distrito Federal, o Siapen é usado pelo sistema penitenciário do Piauí e Paraíba e também foi solicitado pela Bahia e Acre. O novo sistema está avaliado em torno de R$ 14 milhões, mas com esta parceria, o Governo de Goiás não terá nenhum ônus, de acordo com o Diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz. O gerente de Tecnologia da Polícia Penal de Goiás, Maruzan Monteiro dos Santos, afirma que o processo de implantação utilizará estrutura interna da instituição. “A parte de implementação será realizada pelos próprios servidores e a instituição já possui todos os equipamentos necessários para migração. Não será necessário adquirir nada”, afirma.
Segundo o coronel Agnaldo Augusto da Cruz, o novo sistema vai viabilizar o agendamento das entrevistas dos advogados com os presos e uma agenda única para os juízes marcarem audiências nas unidades, além de agregar várias ferramentas para o sistema de gestão de informações penitenciárias. “Nós vamos pegar três sistemas que nós estamos usando hoje e transformar em um só, com muito mais qualidade, profissionalização da gestão dos dados e maior eficiência”, esclarece. A ferramenta permitirá que os advogados defesa dos presos não fiquem em espera para falar com seus clientes. Eles chegarão na unidade no horário marcado e o cliente já estará esperando no parlatório.
Já o coronel Agnaldo Augusto da Cruz informa que este é mais um recurso adotado pela Polícia Penal de Goiás para avançar em tecnologia da informação e na eficiência na gestão das unidades prisionais. “Este novo sistema representa otimização dos nossos processos. É mais um passo dado para maior profissionalização do sistema penitenciário goiano”. A expectativa da instituição é de que o novo sistema comece a operar já em janeiro do 2021.
Fotos: Polícia Penal Goiás
Polícia Penal Goiás
Comunicação Setorial
Instagram: @policialpenalgo.oficial e @dgapgoias
Youtube: Polícia Penal Goiás Oficial
Facebook: @dgapgoias
Twitter: @PoliciapenalGo e @dgapgoias