Policial penal da turma de 2010, Firmino José Alves, de 49 anos, assumiu, no dia 9 de fevereiro, a Diretoria Adjunta de Administração Penitenciária da DGAP. “Ao lado do diretor-geral Josimar Pires e demais colegas da DGAP, vamos trabalhar bastante, mostrar resultados para a polícia penal e para a sociedade e fazer a diferença”, afirma.
Para servir à DGAP, Firmino deixou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde ocupava o cargo de gerente operacional de Inteligência de Administração Penitenciária. O policial também já foi diretor das unidades prisionais de Padre Bernardo, Luziânia (semiaberto e casa de prisão provisória), Santo Antônio do Descoberto, Cristalina e Alexânia, no Entorno do Distrito Federal.
Firmino tem curso superior em Gestão Pública e está concluindo o curso de Pedagogia. Possui ainda pós-graduações em Gestão do Sistema Prisional e Inteligência Policial, além de especializações em Direitos Humanos e Segurança Pública, Inteligência de Segurança Orgânica e Metodologia da Pesquisa Científica e Inteligência de Segurança Pública.