Nessa semana, a Unidade Prisional Regional (UPR) de Vianópolis, com a colaboração da prefeitura da cidade, promoveu o emprego da mão de obra carcerária em serviços de manutenção e limpeza do novo cemitério do município. Dois detentos prestam os serviços e, em troca, serão beneficiados com a remição de pena por dias trabalhados, conforme determina a Lei de Execução Penal (Lep).
As atividades praticadas pelos presos envolvem limpeza e conservação da área administrativa do local, retirada de capim do terreno e atividades de jardinagem. O serviço será realizado até o final das obras no cemitério. Durante todos os momentos, o trabalho dos detentos é desempenhado sob a supervisão de policiais penais do estabelecimento penitenciário.
Além de serviços feitos em áreas públicas da cidade, como o trabalho no novo cemitério, a UPR de Vianópolis disponibiliza diferentes formas de atividades para a ressocialização da população privada de liberdade do presídio. Alguns exemplos são serviços de carpintaria, como a fabricação de mobílias feitas a partir de paletes de madeiras, e trabalhos artesanais nos quais são produzidos itens de decoração posteriormente doados a órgãos públicos.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial