- PUBLICIDADE -

Primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás é concluído nesta quinta-feira (28)

Diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires recebeu, no final da tarde dessa quinta-feira (28), o relatório final dos Eixos Temáticos discutidos durante o primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. O material balizará a confecção do novo Planejamento Estratégico da instituição, que terá validade de 2023 a 2027. Aproximadamente 700 pessoas participaram do Fórum, entre policiais penais, servidores do sistema e acadêmicos de Direito.

“Esse evento marcou a história da Polícia Penal. É perceptível que o relatório traz ideias que não seriam possíveis de serem alcançadas se não fosse por meio desta reunião. Com base nelas, faremos o planejamento estratégico das nossas ações de agora em diante”, pontuou o diretor-geral.

O Fórum foi dividido em eixos temáticos nas mesas redondas: ressocialização e reintegração social, segurança e inteligência penitenciária, gestão e comunicação. Ao final de casa mesa redonda, foi produzido um documento com propostas relacionadas a cada tema. Essas propostas vão contribuir para estabelecer os objetivos e quais caminhos a seguir para que instituição alcance sua missão institucional. Antes da entrega, os participantes acompanharam as palestras da secretária de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Maria Rosa Lo Duca Nebel, e do delegado federal e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.

Polícia Penal na direção e seus desafios para transformação da Administração Penitenciária

Entre os dias 27 e 28 de abril foi realizado o 1º Fórum da Polícia Penal, que teve como tema central “Polícia Penal na direção e seus desafios para transformação da Administração Penitenciária”. Aproximadamente 700 pessoas participaram da solenidade, incluindo policiais penais, servidores administrativos e acadêmicos de direito. O evento aconteceu na Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia.

Dentre os participantes estavam superintendentes, gerentes, diretores de unidades prisionais, coordenadores regionais e demais servidores, além de representantes de outras forças policiais e de salvamento, Defensoria Pública do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Renato Brum, foi uma das autoridades que compareceu na cerimônia de abertura do evento.

Participações especiais

Durante a manhã do primeiro dia, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, ofereceu uma palestra na qual apresentou informações sobre tráfico de drogas (no Brasil e em outros países), facções criminosas e um panorama histórico sobre a segurança pública nacional; estratégias e inovações da Polícia Penal mineira também foram exemplificadas por Greco. Na tarde desse mesmo dia, o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel, conversou remotamente com o público do Fórum, para que a solenidade desse início à discussão dos Eixos Temáticos.

A tarde do segundo dia teve duas palestras em sequência; primeiro, pela secretária de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Maria Rosa Lo Duca Nebel, que participou remotamente do encontro e trouxe informações sobre características, qualificação, metas atingidas e desafios que ainda devem ser vencidos pela Polícia Penal. O encontro possibilitou paralelos entre a administração penitenciária fluminense e goiana. A fala de encerramento foi conduzida pelo delegado federal e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Neste segundo dia também houve o espaço para responder dúvidas dos participantes acerca de aspectos do sistema prisional.

Polícia Penal GO

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO
Redação
Redaçãohttps://policiamentointeligente.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -