Lançado em 2019, o Programa Amigos da Viola voltou a ser realizado no pátio do Colégio Dona Lourdes Estivalete Teixeira, dentro da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Por meio da música, o projeto proporciona a reinserção social de custodiados da POG e da Penitenciária Feminina Consuelo Nasser.
O Amigos da Viola capacita, atualmente, 17 detentos. As aulas são ministradas duas vezes por semana por professores da Universidade Federal de Goiás. A ideia é criar uma orquestra musical composta por custodiados. A primeira aula foi realizada nesta sexta-feira (27).
“Os integrantes da orquestra passam, primeiro, por um curso de capacitação para o uso dos instrumentos. Esse curso já gera um certificado de conclusão, chancelado pela UFG”, explica a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, Michelle Cabral.
O programa de ressocialização é resultado da parceria realizada entre a DGAP, UFG e o Ministério Público do Trabalho. Os instrumentos utilizados no Amigos da Viola foram doados por duas instituições religiosas. Por medidas de segurança e prevenção à Covid-19, o programa esteve temporariamente suspenso.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial