A Unidade Prisional Regional (UPR) de Itauçu realizou, na última sexta-feira (28/01), a entrega de 500 mudas de árvores à Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade de Taquaral de Goiás. A ação visa colaborar na arborização do município, promover o desenvolvimento paisagístico e ampliar a diversidade das espécies de plantas do local.
As mudas doadas envolvem ipê, oiti, brinco-de-índio, flamboyant e pata-de-vaca. Essas e outras espécies de plantas são cultivadas no viveiro localizado na UPR de Itauçu, na qual é empregada a mão de obra de três detentos. O plantio faz parte do projeto Arvoradas, iniciado na unidade prisional em 2020. Integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanharam o processo de montagem do viveiro para garantir a exatidão dos procedimentos de cultivo das plantas desde a germinação das sementes.
O nome do projeto foi uma criação dos servidores penitenciários de Itauçu. O significado está na associação entre os termos “árvore” e “alvorada”, o que refere-se à ideia de despertar e agir para preservar os recursos naturais, bem como propor alternativas para disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente. O projeto é resultado de uma parceria entre a direção da unidade prisional, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itauçu. As mudas são doadas diariamente para qualquer pessoa da comunidade que compareça à unidade prisional.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial