19/11 16:52

Com investimentos em infraestrutura e segurança, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), realizou a entrega das reformas e ampliações realizadas na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Santa Inês e da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Viana, respectivamente nos dias 17 e 18, de novembro.

Os estabelecimentos penais juntos agora somam 396 vagas no sistema prisional, a partir da concretização das novas adequações realizadas.

As autoridades conheceram e visitaram a UPR de Santa Inês

A Seap até o final do ano, ainda deve reinaugurar mais duas obras para a expansão de vagas e modernização do sistema penitenciário do estado. “Estas duas unidades prisionais passaram pelas readequações que são necessárias com foco na ressocialização dos internos, tendo as atividades educacionais e de trabalho, com salas de aula, setores de saúde, além da melhoria na qualidade de trabalho aos servidores”, disse o secretário da Seap, Murilo Andrade.

A UPR de Santa Inês agora conta com 231 vagas, após a reinauguração da unidade prisional. Já a UPR de Viana, passa a ter 165 vagas.

Reinaugurações em Viana, com a mesa de convidados

As duas unidades passaram por reforma, ampliação, e ainda a restruturação de celas já existentes para ampliação de vagas. Elas possuem ainda cada uma, área de solário, dois módulos de encontro íntimo, módulos de saúde para tratamento e atendimento clínico multiprofissional e psicossocial, parlatório, módulo administrativo e área de visitantes.

Uma das fábricas de blocos da UPR de Viana

Para oportunidade de trabalho aos internos, foram inauguradas 3 fábricas de blocos sextavados na UPR de Viana. Serão 50 internos trabalhando no programa ‘Trabalho com Dignidade’, que devem produzir a estimativa de 1.200 blocos por fábrica.

Os blocos sextavados a serem produzidos pelos internos serão utilizados na pavimentação de ruas do município e de localidades da região, proporcionando mais qualidade de vida à população com infraestrutura e melhoria das vias.

As unidades prisionais também recebem as ações em educação, através do programa Rumo Certo, com a alfabetização pelo método do Ibraema, o ensino fundamental e médio no EJA (Educação de Jovens e Adultos), cursos profissionalizantes na modalidade de Educação à Distância (Ead) com os laboratórios de informática, e ainda o projeto de Remição pela Leitura.


Fonte: SEAP MA